O que é uma Landing Page, o que deve conter, e como ajuda a criar oportunidades de negócio?

Quando entra numa loja à procura de um determinado bem ou serviço, o que aprecia mais? A divisão por zonas ou temas, em que em segundos chega ao espaço pretendido, ou um espaço onde tudo está caótico, se sente sem rumo e apetece sair?

Pois é, no mundo digital é igual ou mesmo pior. Alguns estudos defendem que os oito primeiros segundos são determinantes para saber se “ficamos ou saímos”.

Quando estamos a falar de publicidade ou de levar alguém a tomar alguma ação (subscrição, saiba mais, reserva), encaminhar o utilizador para um site principal pode perdê-lo para sempre.

 

É aqui que entram as Landing Pages. E o que é uma Landing page?

O nome significa página de destino ou entrada e para que possam ajudar a captar a atenção do nosso alvo, deverão entre outras, de ter algumas características:

 

 – Focada num tema ou no mesmo conjunto de temas, p.exemplo um curso específico, um tópico sobre a satisfação, um hotel com reserva, apenas e só.

 – Pouca navegabilidade e a que tem, ser vertical – não queremos que o utilizador deixe de prestar atenção no que temos para dizer e por isso facilitamos a vida com scroll vertical e sem possibilidade de sair da página.

 – Curta, afirmativa, benefícios incluídos – porque é que a pessoa quererá saber mais, deixar contacto, comprar? Pelo que lhe traz e temos de ir directos ao assunto.

 – Apelativa e preparada para smartphones e tablets – dinamismo, imagem cuidada, conteúdo fácil de ler e interpretar (sem jargões técnicos) ajudam a dar conforto ao utilizador para o próximo passo. E por falar em próximo passo…

 – Apelar à ação declarada – contactar, descarregar catálogo, obter mais informação, deixar contacto para posterior ação. De forma clara, sem ambiguidades. Ah, e dar seguimento é claro.

 – Indexada ao Analytics ou outras ferramentas – quem nos visita, quanto tempo permanece, de onde vem, como chegou, tudo para que possamos perceber como otimizar os resultados.

 

Mas afinal como é que a Landing Page ajuda mesmo a criar oportunidades de negócio?

– Fazem chegar a mensagem de forma clara.

– São fáceis de consultar, a ação é imediata.

– Permitem captar contactos, e dar conteúdo aos interessados, criando envolvimento e credibilidade.

 

Como começar a implementar Landing Pages?

Há várias opções desde o Unbounce, Instapage, Leadpages entre outros. E podemos enviar emails automáticos após a inscrição, integrar com pagamentos, com publicidade, torná-las páginas de inscrição em eventos, as possibilidades são imensas.

Deixamos com alguns exemplos simples de Landing Pages.

Exemplo 1  – Avaliação de Satisfação

Exemplo 2 – Serviços para Eventos

Exemplo 3 – Página de inscrição

E claro, caso queira saber mais, estamos à distância de um contacto 938297575 ou conhecer@asserbiz.com.