Patrocinio de eventos – como aumentar o valor para todas as partes (ou porque é que um logótipo no site já não é suficiente)

Se algures alguém lhe perguntar para oferecer um patrocinio de eventos, certamente irá acenar com a oferta do logótipo no site, um roll-up à entrada, ou a impressão nos flyers, colocando em destaque na sala, e por aí adiante. Em troca pedirá verbas, serviços, recursos humanos, dependendo do que procura da sua empresa.

Até aqui tudo bem. Dá para aparecer, fomentar a comunicação, vamos lá a isso. E quem sabe fechar negócios no evento. Não é esse o objectivo?

 

Vamos ver outro ponto de vista.

Suponha que é um participante, o que certamente já lhe aconteceu.
Quantas vezes clicámos no painel de patrocinio de eventos no site do evento?

Quantas vezes lemos o flyers que tão amavelmente nos distribuem à entrada? Quando não são 10 ou 20? Quantos lemos em casa quando voltamos do evento? 1, 2? Os da concorrência?

E a maior parte dos stands/roll-ups que está à entrada dos eventos? Tem o conteúdo adequado aquele momento, ou é semelhante a outros 10 em que já esteve? A probabilidade de ser igual a tantos outros é muito grande.

 

Sr. Organizador, como pode dar mais valor ao seu Patrocinador?

Sr. Patrocinador, como pode tirar mais partido do evento?

 

Numa era tecnológica, muito pode ser feito para dar a quem também dá de si, mais valor para que na próxima vez volte a patrocinar ou a reforçar o investimento. É bom para todos.

– Conteúdos interessantes e patrocinados pré-evento – vamos dar aos participantes informação útil, p.e. a Password de WIFI do local “gentilmente cedido por” (marca x). Seja por email, num microsite do patrocinador. Não tenha medo de lhe dar visibilidade.

– Sponsors Corner – Vídeo Mobile para partilha nos canais do patrocinador, Jogos interactivos para fomentar à participação dos convidados

– Espaço na APP do Evento ou em momentos específicos – Se tiver uma APP do Evento, não remeta apenas para o site do patrocinador. Crie um menu. Ele merece. E Sr. Patrocinador, encaminhe esse link para um conteúdo relacionado com o evento. Os convidados agradecem

– “Agradecemos aos nossos patrocinadores…” é bem pensado, mas é vago. Como é que eles ajudaram? O que deram? Que mais valias o evento tem por sua causa? Eles são estrelas também. Storytelling para patrocinadores, demonstra humildade e parceria.