7 Dicas para tirar mais proveito das férias

Partilhar

Quando é que as férias correm da forma como queremos?

Quando é que piscina ou água do mar vai estar à temperatura que queremos?

Quando é que o telefone não tocará ou teremos capacidade de desligar do trabalho?

Na nossa mente.

Estamos a tentar fechar tudo à última. “Desta é que é, não vou ver emails, vou passar todos os assuntos, vou desligar o telemóvel!” (menos para as selfies e rede social, certo?)

Podemos respirar um pouco mais fundo. Muitos estão no mesmo barco.

Antes que entremos numa frustração logo no primeiro dia, onde surge “aquela” proposta comercial que temos de ser nós a fazer, o processamento salarial, ou aquele fornecedor que andávamos atrás há tanto tempo, é normal sentirmo-nos “debaixo de água”.

Se for daquelas pessoas que de facto se “desliga”, se sente confortável com o silêncio dos alarmes do email, que “hiberna” durante as férias, pode passar à frente.

Senão, ficam aqui algumas dicas para tirar mais proveito das férias, de quem também já se sentiu frustrado por não conseguir fazer completamente off.

 

  • Estabeleça objectivos realizáveis de consulta de email – pode sempre dizer e morder os lábios a dizer que não vai ler nem responder, mas pode ser mais simples aceder 2 vezes por dia, 10 minutos de cada vez e elimina o sentimento de frustração cada vez que prevarica.

 

  • Crie uma lista de tarefas para quando voltar – não há pior do que estar a beber um copo e pensar se fez isto ou aquilo, ou o que precisa de fazer quando voltar. Se fizer antes de partir, há uma grande possibilidade de não ter esta nuvem negra por cima de si.

 

  • Limite o uso das redes sociais, dos “joguinhos” no telemóvel – pode parecer apenas lazer mas a ocasião faz o ladrão. Olhar para o que os outros estão a fazer, melhorar a pontuação do jogo das frutas, partilhar o que está a comer, bem, está mesmo ao lado dos botões das aplicações de trabalho, calendário, email, e por aí adiante. E as pessoas que estão consigo podem usufruir da sua companhia, que é o melhor.

 

  • Alguém lhe pede uma reunião, uma proposta, um email… conte até 100 – depois daquela refeição saborosa, alguém lhe liga, é um granel a caminho, e só você pode resolver, e JÁ!

Começa a abrir a tampa do computador e recolhe informação…

Mas antes tente pedir ajuda à pessoa: tem mesmo que ser você? Não há outros templates de proposta para enviar? É possível fazer uma chamada a tentar perceber o problema? Já recorreram a outras pessoas que estavam…ah, a trabalhar?

 

  • Isto é bonito mas e se tiver um negócio onde sou o único(a)?

Avise os seus parceiros com antecedência.

Está com medo de ser contactado por um cliente com pendentes? Aborde-os antes de ir de férias. Está farto(a) de perseguir um fornecedor? Ok, delimite 2 tentativas de contacto por dia. Tem oportunidades que entraram quando está de férias e são para “ontem”? Vá atrás delas, mas delimite o tempo e permita-se premiar a si, à sua família e amigos quando terminar a tarefa/proposta.

 

  • Não está só.

Podia escrever sobre a importância de desligar e gozar as férias. Mas o que vivemos hoje não é o que se viveu há 15/20 anos. Os nossos familiares com mais idade não percebem, nós temos de facto que criar um limite, mas passar do 80 para o 8 pode gerar discussões, desentendimentos, noites mal dormidas tendo como consequência umas férias que estão longe do que imaginámos. Como sempre o equilíbrio pode ser a solução e ainda que não tenhamos fórmulas mágicas, algumas pequenas dicas poderão ajudar a efectivamente recarregar baterias.

  • Lembre-se daqui a uns anos nunca dirá “devia ter passado mais tempo a trabalhar…”

Boas férias!

Subscreva a nossa newsletter

Receba atualizações dos artigos mais recentes

Outros Artigos

Necessita de ajuda para o seu evento?

Partilhe connosco a sua ideia

Este site usa cookies para lhe garantir uma melhor experiência de navegação