A importância do Marketing de conteúdo: o tempo azeda o mau e apura o bom

Partilhar

A importância do Marketing de conteúdo e a forma como pode ser bem feito, é um dos segredos mais bem guardados dos últimos anos. Vendem-se cursos, livros, palestras, tudo para captar a atenção dos cada vez mais “desfocados” clientes.

Usa-se humor, inspiração, conhecimento, partilha de ideias. Dão-se conselhos, dicas, tudo em prol do poder da sedução de uma marca, um produto ou conceito.

Enquanto este tango acontece, as folhas de receitas e custos apertam o cerco – é preciso vender!

Nunca como agora, numa só empresa, por vezes numa só cabeça, convive a pressa dos números com o amadurecer de um crescimento sustentado, no suspiro de conteúdo de interesse.

Então de onde vem o título do artigo e como se relaciona com este discurso?

Como nas relações amorosas, também uma estratégia de curto prazo de marketing de conteúdo é rapidamente desmascarada. Quais os sinais?

– Inconstância da qualidade do conteúdo – um ótimo com ou péssimo, e assim por diante;

– Alteração do modo de apresentação para modo venda, venda, promoção, desconto…

– Foco na própria empresa “Somos os maiores” em vez do pensar no cliente.

– Desenfoque no serviço ou produto – “vendemos frigoríficos, seguros, automóveis, presuntos pata negra e consultas médicas…”

Sabe-se como é duro olhar para as vendas e margem e pensar “isto do conteúdo parece porreiro mas não temos tempo para levar isto até ao fim”, mas qual é a alternativa?

Será que os clientes vão voltar a comprar porque são “massacrados”?

Será que as empresas vão voltar a ter equipas de dezenas ou centenas de recursos humanos para fazer prospeção com catálogos com dezenas de páginas?

Será que vão ser novamente utilizados os outdoors, os media tradicionais?

Será que os clientes voltarão a ficar seduzidos com as funcionalidades e não os benefícios?

Um marketing de conteúdo (e já agora o restante) consistente e interessante não é uma vantagem competitiva a longo prazo.

É uma questão de sobrevivência.

E como nas relações amorosas, apostar as fichas nos primeiros dias, semanas e depois mudar de rumo, desleixar, assumir que está tudo ganho, vai fazer com que fiquemos sem ninguém. No amor é opção, mas nos negócios é capaz de não ser tão interessante assim.

Se quiser saber mais sobre a importância do Marketing de Conteúdo, estamos aqui para ajudar, pelo conhecer@asserbiz.com, 938297575 (chamada para a rede móvel nacional)

Subscreva a nossa newsletter

Receba atualizações dos artigos mais recentes

Outros Artigos

Necessita de ajuda para o seu evento?

Partilhe connosco a sua ideia

Este site usa cookies para lhe garantir uma melhor experiência de navegação