Marketing Digital para Municípios: Aumente o envolvimento com a Comunidade

Já lhe aconteceu tomar conhecimento de um evento, de uma ocorrência, depois desta ter acontecido e ter dito “Se eu tivesse sabido antes…”.

 

 

Antes da Internet, os canais de comunicação baseavam-se nos jornais locais ou nacionais, na rádio ou televisão, nos cartazes ou flyers colocados nos sítios onde sabia que as pessoas passavam.
Mas hoje a realidade é outra e bem diferente.

 

A comunidade está cada vez mais online tendo ultrapassado o consumo de horas de TV: email, Redes Sociais, Websites, Aplicações Móveis, é aí que cada vez mais as pessoas consultam a informação que é no entender mais importante.
Surge assim também para as Instituições Públicas, um novo desafio e é aqui que entra o Marketing Digital para Municípios.
Porquê pensar neste tema quando o seu objetivo não é a receita?

 

O Marketing Digital não tem como único fim a receita. Um dos seus principais objetivos é melhorar a comunicação entre o tradicional emissor e receptor, tornando-os dinâmicos na sua relação, próximos, intervenientes. Não é esse o seu objetivo, ter a comunidade próxima e envolvida?

 

E em que é que consiste o Marketing Digital para Municípios? As Redes Sociais e email não bastam?

 

Provalvelmente já tem Redes Sociais para difundir informação, e utiliza ocasionalmente o email, e se calhar já tem ou está a pensar em ter uma aplicação móvel.
Mas cobre todas as áreas do Município? Ou comunica o que é relevante num dado momento?
Vamos dar alguns exemplos:

 

 – Serviços Públicos – comunicação de ocorrências, avaliação de satisfação, documentos relevantes, horários e contactos directos eletrónicos

 – Eventos – Páginas de eventos com parceiros, redes sociais, indicações, calendários e temas.

 – Sessões temáticas – formações, ações, debates empresariais, sessões plenárias, comunicadas e debatidas em canais próprios e digitais (email, site, redes sociais)

– Gestão de Ocorrências – notificações, avisos, intervenções, transversais aos vários canais de comunicação, entre outros.

 

Que canais utilizar?

 

Antes de definir os canais há uma estratégia com calendário de conteúdo e uma definição do público.

Se quer chegar ao máximo de população, um canal não é suficiente: Redes Sociais, Email, Fóruns, Chat, aplicações móveis, são novas tendências. E não falamos na publicidade pois ainda é um assunto complexo mas a abordar no futuro.

A publicidade dirigida na Internet tem um investimento controlado e um alcance enorme, e o mais importante: vai direta aos cidadãos.

 

Por último: dar feedback

 

O Marketing Digital para Municípios é mais do que a soma dos canais digitais ao seu dispor: é aproximar-se efectivamente de toda a comunidade, com níveis de respostas, rapidez, eficiência, e preocupação. Todos certamente valorizarão uma comunicação fluída, que facilite a vida e que seja motivo de satisfação.
Caso queira saber mais sobre este serviço estamos ao dispor em 938297575, 308802975 ou em conhecer@asserbiz.com