Como ter um sistema de votação e Q&A digital no seu evento, sem recorrer a uma APP?

“Há questões?” – o silêncio invede a sala. Por vergonha, por não se lembrar do que queria questionar há 10 minutos atrás ou porque está a responder a um email, a plateia emudece.

Fala-se de interação com o público, entre oradores, moderadores e plateia mas como fazê-lo?

Ao longo dos últimos anos, desenvolveram-se formas que começaram no microfone (que não avalia), nos botões de televoto (que não perguntam), até ultimamente às APPs.

Sim, e porque não uma APP?

Investimento, tempo, conteúdo atualizado a todo o momento, (nós também as criamos e por isso sabemos os prós e contras), torna-se ineficaz em muitos casos, com taxas de download inferiores a 40% e de utilização ainda menores. Desde o “não me lembro da password da Store”, ao espaço de armazenamento, à versão do software, até ao “não sei” e “não quero”, as razões são imensas.

Desde o segundo semestre de 2017, Lipor, Multipublicações, Inov2Agro, e associações da área médica e informática começaram a utilizar uma solução de sistema de votação e Q&A de que vos vamos falar: Slido.

Ah, e o Web Summit mas nesse não ajudámos.

Em que consiste?

É uma plataforma web, que através do acesso ao endereço slido.com e ao hashtag do evento que queremos aceder, permite “entrar” no espaço do evento com as questões, comentários, e votações. Pode ser acedido via smartphone, tablet, pc, sem instalar nada nos terminais.

Dentro de quem gere o evento (é aí que podemos entrar), podemos:

 – Moderar questões – validar a questão colocada pelo participante. São alguns segundos mas em alguns casos pode ser relevante;

 – Colocar votações e mostrar ou ocultar resultados – por vezes pretende-se avaliar os oradores mas não se pretende partilhar o resultado. Pode ser escolhida a forma de apresentação ou não dos votos.

 – Gerir a informação que vai ser apresentada por exemplo no vídeo-wall do palco (questões mais frequentes, que tiveram mais likes). É possível fazer likes a questões, fazendo com que estas subam no ranking.

 

 

A quem se destina?

– Conferências nacionais e internacionais temáticas – a língua deixa de ser uma barreira, todo o conteúdo fica armazenado e disponível para a organização;

 – Encontros de medicina – permitindo interação rica entre participantes, com possibilidade de restringir o acesso ao evento com password;

 – Reuniões de equipas internas – Encontros de empresas, inícios de ano, brainstorming, team building;

 – Lançamentos de produtos – com as dúvidas, os links para download de documentos, com a participação de clientes e parceiros;

 – Formação – presencial ou à distância;

Nas votações é possível escalas, perguntas de escolha simples e múltiplas, abertas, e até wordcloud, onde com a contribuição dos participantes é possível sumarizar um assunto.

E onde ajudamos?

– Configuração do evento;

– Licenças aplicacionais;

– Gestão das questões e votações (quando, quais disponibilizar, para que possam estar adequadas a cada momento do evento);

– Aluguer de equipamentos para moderadores (tablets que permitem ver o desenrolar das votações e questões);

– Lembretes pré-evento por email e SMS dos links a acompanhar;

E no final o que tem?

Além dos reports detalhados dos envolvidos, das questões, comentários e votações, esperamos que tenha os participantes envolvidos e interessados no seu evento, pois eles fazem parte da criação de conteúdo.

Quer saber mais?

Conhecer@asserbiz.com ou 308802975, estamos aqui para ajudar